Como avaliar a sua saúde financeira em 3 passos
Reserve 10 minutos e reflita sobre mudanças positivas em sua vida financeira
Aline Rodrigues - 24/03/2021 12h09
Não basta apenas estar com saldo positivo no banco para estar com ótima saúde financeira. É preciso de um equilíbrio entre o passado, o presente e o futuro. Muitas pessoas estão com saldo positivo no banco, com as contas em dia, mas vivem sob medida, sem a criação de reservas e sem grandes conquistas. Estar com boa saúde financeira não é viver apenas pagando contas.
Então, reserve 10 minutos do seu dia e faça a sua autoavaliação, refletindo sobre possíveis mudanças positivas em sua vida financeira em cada um desses aspectos.
Passado – Avalie suas decisões passadas
1) Que decisões financeiras você tomou no passado que influenciam até hoje em sua vida financeira?
2) Como elas influenciam a sua vida hoje? (Dívidas que sujaram o nome, parcelas que comprometem a renda atual, impossibilidade de pagamentos de contas passadas ou pessoas.)
3) Em que situação você se encontrava quando tomou essas decisões?
4) Hoje, você tomaria uma decisão diferente? O que faria?
Entender sobre o peso do passado é muito importante para o bom equilíbrio financeiro. Se você possui dívidas, gastos ou parcelas de dívidas/financiamentos que hoje comprometem a sua renda, a sua saúde financeira não anda boa. Mas para tudo há um remédio, bem como possibilidades de cuidados e melhorias. O primeiro passo é o reconhecimento da sua situação atual. O segundo passo é o entendimento do que motivou a sua decisão, para que não se repita o que deu errado. E o terceiro passo é considerar que as coisas do passado precisam ser resolvidas para que você possa avançar da melhor maneira rumo ao futuro.
Presente – Veja o saldo e as reservas financeiras
1) Como está hoje o seu saldo bancário? (Positivo, zerado, no cheque especial, cheio de empréstimos?)
2) Como está a sua relação entre as receitas, as despesas e os investimentos?
3) A sua reserva financeira protege quantos meses sem renda?
Estar bem financeiramente não significa apenas estar no zero a zero. Se você ainda não consegue ter uma reserva mensal, a sua saúde financeira está no limite. É preciso realizar mudanças em sua rotina e avaliar se você está em um momento ideal para diminuir custos e, de fato, aumentar a receita.
Futuro – Pense em investimentos, patrimônio e segurança financeira
1) Você possui reservas financeiras para sua aposentadoria? (Tem uma previdência privada ou outros investimentos para compor a sua renda no futuro?)
2) Você possui investimentos financeiros e um patrimônio financeiro já conquistados?
3) Você mantém mensalmente a rotina de investir e ampliar as suas reservas?
Muitas pessoas vivem apenas o hoje e deixam de lado a preparação e organização financeira para o futuro, e isso não é saudável. Cada decisão que tomamos hoje geram consequências para o futuro e podem influenciar de forma positiva ou negativa em sua vida.
E aí, avaliando o seu passado, seu presente e seu futuro? Como está a sua saúde financeira?
Se os 3 aspectos estão ruins, a necessidade de mudança é agora. Mesmo que seja um pequeno passo, ele é necessário e importante. Se você está ruim em 2 aspectos, é hora de buscar o equilíbrio. Busque dar um passo de cada vez, mas conquistando sempre melhorias para os dois aspectos que estão ruins. As vezes, é necessário dar uma segurada nos gastos hoje, para equilibrar o passado e o futuro.
Se você está apenas com um aspecto ruim, coloque-o como meta e prioridade para que você possa alcançar o equilíbrio desejado.
Agora, se você está bem em todos os aspectos, parabéns! Compartilhe esse conteúdo com quem você acredita que precise dele.
![]() |
Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse. |
Leia também1 Carrefour Brasil chega a acordo para compra do Grupo BIG
2 Bolsonaro comemora resultado da arrecadação de impostos