3 dicas para melhorar a gestão financeira na vida a dois
Conversem e coloquem no papel os sonhos e projetos
Aline Rodrigues - 13/05/2021 13h21

Quando o assunto é finanças, muitos casais preferem não conversar a respeito, e a maioria dos cônjuges coloca toda a responsabilidade sobre um deles. Mas isso não é o correto a fazer e pode atrapalhar muito o futuro financeiro do casal. Por esse motivo, separamos 3 dicas para melhorar a gestão financeira na vida a dois.
METAS FINANCEIRAS
Separem um tempo. Conversem e coloquem no papel os sonhos e projetos para a vida a dois. Incluam as viagens que desejam fazer, o que querem conquistar de patrimônio, a visão de ambos sobre o futuro, o que pode ser ajustado, o que está sendo gasto de forma errada ou exagerada e o que pode ser incluído no orçamento.
Essa conversa é fundamental para dar o start na otimização da gestão financeira. Mas é muito importante que os dois estejam ali de corpo e alma para se alinharem e construírem uma vida financeira ajustada e coesa, com união.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Agora que vocês já sabem onde querem chegar e o que desejam conquistar, é hora de olharem as finanças e verificarem o que pode realmente ser ajustado nelas, para direcionarem melhor os recursos e poderem conquistar mais coisas no dia a dia. Definam o orçamento mensal de gastos e investimentos. Façam isso juntos!
ROTINA E GESTÃO
Definam um dia no mês para avaliarem as finanças, realizarem os investimentos e planejarem os gastos. Imprevistos acontecem; por esse motivo é tão importante vocês avaliarem e acompanharem de perto as finanças, para que possam entender como esse imprevisto pode ter impactado negativamente alguns projetos e saber o que pode ser feito para ajustar as contas.
Antes de falarem que isso não vai dar certo, tentem. Sejam sinceros e busquem ser um time na gestão financeira da casa; afinal, sem organização, os planos e metas ficam escondidos e presos, sem expectativa de serem atingidos.
![]() |
Aline Rodrigues é graduada em Administração, consultora financeira e educadora financeira, profissional no mercado financeiro há 7 anos, atua como CEO da Finapse. |